A história da humanidade está repleta de referências sobre as feiras livres. Não se sabe ao certo onde e quando apareceu a primeira feira, no entanto há dados que nos permitem afirmar que em 500 a.C. já havia feiras no Médio Oriente.
Mercadores de terras distantes juntavam-se, trazendo os seus produtos para trocar por outros. É também evidente que a religião andou de mãos dadas com o comércio. A palavra latina feria, que significa dia santo, feriado, é a palavra que deu origem à palavra feira.
E olha só a importância das feiras: durante a realização das feiras medievais interrompiam-se guerras, a paz era garantida para que os vendedores, dispostos lado a lado, pudessem trabalhar com segurança.
Enquanto isso, dezenas de saltimbancos, fazendo malabarismos, procuravam divertir o povo que se movia de barraca em barraca, prosseguindo nas compras. E, nas feiras, como havia pessoas de vários lugares, havia uma grande variedade de moedas em circulação, o que desenvolveu os bancos e o câmbio.
No Conexão deste sábado (23), fizemos esta breve viagem no tempo para mostrar que a feira livre faz parte da nossa história. Em Venda Nova, a história também começou com uma venda.
O assunto de hoje é a Feira Livre de Venda Nova do Imigrante, com Rita Zanúncio (Incaper), Renata Carnielli (Secretaria de Agricultura) e Fabiano Avanci, agricultor e coordenador da feira. Você vai saber como surgiu, como é possível participar e o que acontece na feira e você nem imaginava.
Fique em conexão!
Programa Conexão
(Rádio FMZ- FM 107,1 Hz)
* Aos sábados, às 11h15, com reprise aos domingos (após transmissão da missa matutina)
Apresentação: Eliane Stédile e Leandro Fidelis
Produção: Magno Nogueira
Envie sugestões de temas para o e-mail leandro@radiofmz.com.br!